O ano de 2016 foi marcado pela ascensão do mercado de streaming na indústria fonográfica global. De acordo com dados divulgados pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (International Federation of the Phonographic Industry, conhecida pela sigla IFPI), em abril deste ano, o streaming de música representa o modelo de negócios que mais gera recursos para o setor em âmbito global, na faixa de US$ 4,56 bilhões, com crescimento de mais de 60%.
Seguindo essa tendência mundial de crescimento, o modelo de serviço de streaming está se tornando o principal meio de distribuição de música também no Brasil, com a receita correspondendo a 49% do total do mercado da indústria fonográfica. Em 2016, o serviço de streaming cresceu mais de 52% no país, representando uma receita US$ 90,8 milhões – e já rende o triplo em comparação às mídias físicas, como CD e DVD.
Se a renda do streaming for somada ao rendimento dos downloads e outras fontes do setor digital, o crescimento geral para o ano de 2016 foi de 23%, representando uma receita de US$ 111,7 milhões. E o mercado digital geral no mundo também supera as vendas físicas – a receita é de US$ 7,8 bilhões.
Pensando neste cenário global sobre a ascensão do streaming de música, bem como no mercado brasileiro, a Deezer Brasil, olhando para o perfil do público local, tem traçado estratégias dedicadas aos brasileiros, com conteúdos diferenciados e exclusivos, com foco principal em alguns dos gêneros mais populares no país: sertanejo e gospel.
Em outubro de 2016, a Deezer lançou o Canal Gospel com curadoria especializada para conquistar o público evangélico e os amantes do gênero musical. Com o objetivo de fortalecer a presença da Deezer no mercado e com a preocupação de se comunicar de forma apropriada com esse nicho, o streaming buscou pessoas especializadas no segmento para auxiliar no processo de entendimento e mapeamento do mercado, criando assim um relacionamento com os principais elos do gospel. Esse projeto é contínuo e tem como objetivo valorizar a comunidade cristã, trazendo artistas e gravadoras para chancelar a iniciativa.
A Deezer também criou um projeto focado em música sertaneja para se aproximar ainda mais dos fãs da música. O gênero, que representa 60% da audiência do streaming no país, é uma das iniciativas para trazer conteúdo exclusivo.
Dentre os projetos recentes que envolveram os gêneros estão o pré-lançamento exclusivo de álbuns de grandes nomes do gospel, como Aline Barros, Thalles Roberto, Fernandinho e Jotta A, bem como a participação de Gabriela Rocha e André Valadão no desafio Deezer Mood, que também já teve a participação de artistas do sertanejo, como a participação de Simone & Simaria, Lucas Lucco, Pedro Paulo & Alex e Marília Mendonça. Faixa a Faixa, Deezer Apresenta e apresentações de artistas no escritório da Deezer com streaming ao vivo são outras iniciativas contempladas dentro da estratégia da empresa para o mercado brasileiro.
Aline Barros… amo <3